Ilustrações.
Galinha
Ao dormir, a galinha ajunta seus pintinhos e os cobre com suas asas. Em tempo chuvoso, ela faz o mesmo, protegendo seus filhotes da água e do frio. Quando encontra comida, cacareja para chamar a atenção dos pintinhos. Jesus falou de seu amor por Jerusalém ao citar esse fato:
Jerusalém, Jerusalém... Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste! (Mt 23.37)
Aviso - Quero-quero
A presença do pássaro conhecido como quero-quero é comum nos pastos de fazendas. Eles se mantêm no anonimato, quase sem serem vistos, mas quando notam a presença de pessoas ou qualquer movimento estranho, voam cantando com um som alto e estridente. Por isso é conhecido como "dedo-duro". Seus "gritos" dão ciência ao fazendeiro da presença de pessoas estranhas nas proximidades.
Porque ímpios se acham entre o meu povo; cada um anda espiando, como se acaçapam os passarinheiros; armam laços perniciosos, com que prendem os homens (Jr 5.26).
Batendo Palmas - Borboleta
Um homem levou uma borboleta ferida para sua casa. Colocou-a em uma caixa com a intenção de recuperar o bichinho, para depois soltá-lo. Em determinados momentos, pedia que sua filha desse uma olhada na borboleta, satisfazendo a curiosidade da criança enquanto mantinha-se informado sobre a recuperação do bichinho.
Em uma das olhadelas, perguntou:
Como está a borboleta, filhinha?
Já está batendo palmas, papai! — respondeu com entusiasmo a criança.
Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra for pura e reta (Pv 20.11).
Capacidade - Camelo
A corcunda do camelo tem até 45 quilos de gordura. É constituída de células gordurosas que servem de alimento, agindo como reserva de nutrientes que vão sendo absorvidos pelo organismo na falta de comida e água. Quando o animal é bem tratado, o volume da corcova aumenta. Quando trabalha bastante — o camelo anda até 50 quilômetros por dia com cerca de 200 quilos de carga — e é mal alimentado, sua corcova fica enrugada. Seu primeiro estômago e suas bolsas armazenam água. Seu alimento no deserto é basicamente composto de folhas da leguminosa acácia. Seu pêlo é usado para fazer roupa e sua pele para fabricar tendas, baús e escudos. Seu leite é consumido como alimento.
E este João tinha a sua veste de pêlos de camelo e um cinto de couro em torno de seus lombos e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre (Mt 3.4).
Contar Vantagem - Galinha
A galinha, após pôr ovos, sai do ninho em disparada e começa a cantar, anunciando o feito.
Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor (2 Co 10.17).
Contra Mudanças - Gato
O gato é um animal que não gosta de mudar de casa. Quando isso acontece, o felino tentará voltar à casa anterior. Se consegue, passa a morar na casa abandonada.
Não mudes o marco do teu próximo, que colocaram os antigos na tua herança,... (Dt 19.14)
Falta de União - Caranguejo
Uma bela ilustração para esta questão diz respeito ao ajuntamento de caranguejos. Além de andar para trás, quando colocados em cestos, mesmo sem tampa, não conseguem transpor o obstáculo rumo à liberdade. É que, pelo fato de andarem para trás, dentro dos cestos um puxa o outro e assim formam uma cadeia que os prende facilmente.
Pela ausência da união, os caranguejos não conseguem chegar à liberdade e vão direto para a matança.
Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb 12.14).
Natureza da Lama - Porco
Uma pessoa resolveu mudar a natureza de um porquinho. Depois de dar um belo banho no animal, limpou bem suas orelhas e focinho, escovou sua pele, perfumou-o, adornou-o com lindos colares e ainda amarrou uma fitinha no rabinho, entre outros apetrechos. Contudo, assim que se viu livre, o porquinho não hesitou em mergulhar numa poça de lama, feliz em poder extravasar sua natureza.
O cão voltou ao seu próprio vômito; a porca lavada, ao espojadouro de lama (2 Pe 2.22).
Orgulho - A Formiga e o Elefante
Uma formiguinha queria atravessar uma pequena ponte, mas hesitava com medo de cair. De incontinenti, teve uma idéia: subir na orelha de um elefante que estava para atravessá-la.
Depois da proeza, já do outro lado do rio, virou-se e disse ao elefante:
— Eta! Como foi difícil. Nós dois quase arrebentamos aquela ponte, hein, "seu" elefante!
Comer muito mel não é bom; assim, a investigação da própria glória não é glória (Pv 25.27).